A estrutura da redação ENEM é um conhecimento necessário para os candidatos. Sendo que, muitos estudantes se preparam ao máximo

Estrutura da redação ENEM: veja algumas dicas para a redação perfeita!

A estrutura da redação ENEM é um conhecimento necessário para os candidatos. Sendo que, muitos estudantes se preparam ao máximo para que os resultados de seus esforços sejam recompensados. 

estrutura da redação enem

DICA: Faça sua graduação na Estácio. Conheça agora os cursos https://matriculas.estacio.br!

Estrutura da redação ENEM: Criação do esboço

Primeiramente, se esforce nos esboços de sua dissertação, eles envolvem os seguintes aspectos: uma lista prática do que você precisa fazer é um esboço do que você quer dizer. 

Há elementos no texto base que você pode utilizar como em sua própria lista. Escrever a sua lista é uma das partes mais fáceis ao criar sua dissertação, pois é apenas uma lista com elementos que considera essenciais.

As tarefas são organizadas aproximadamente na ordem em que você, provavelmente, as executará, mesmo que algumas delas se sobreponham. 

Em seguida, o esboço da dissertação deve claramente dizer quais são os pensamentos e ideais que pretende incluir em cada seção de sua estrutura da redação ENEM.

Esboçar o que você pretende dizer e estruturar a apresentação de seus pensamento pode ser feito de diferentes formas, mas os mais populares são:

É comum que as pessoas tenham fortes sentimentos sobre quais estilos preferem, cada método com seus próprios prós e contras.

Se considerar que a criação de seu esboço é uma parte útil de sua estratégia de planejamento, é uma ótima ideia utilizar o mesmo estilo de esboço em outras redações. 

Isso não só vai ajudá-lo a criar uma estrutura da redação ENEM perfeita, mas no final ela será mais clara e objetiva. Evitando repetições ao longo do texto e confusão. Portanto, com o auxílio do esboço, sua dissertação será coerente.

Escrevendo e estruturando sua dissertação

A estrutura de sua dissertação vai depender do texto base, mas geralmente é dividida em três etapas, são elas: introdução, desenvolvimento e conclusão. 

estrutura da redação enem

Introdução

Na introdução, você vai definir a ideia-chave do texto, qual o propósito e a relevância do assunto e mostrar ao leitor o que esperar do restante de sua dissertação. Ela deve ser:

  • Estabeleça o seu tópico, fornecendo informações básicas e relevantes para contextualizar e comprovar sua tese
  • Limite o seu foco e defina um ponto de vista
  • Discuta qual o estado de sua pesquisa sobre o tema, mostrando qual a relevância do assunto para determinado problema ou um debate mais amplo
  • Estabeleça, de maneira clara, quais são seus objetivos e perguntas que indiquem como você vai respondê-los
  • Dê uma olhada geral na estrutura da redação ENEM

Tudo que será colocado na introdução deve estar claro, envolvente e relevante para comprovar sua tese. 

No final, o leitor deve compreender o que, por que e como sua tese funciona.

Desenvolvimento

No desenvolvimento de sua estrutura da redação ENEM você vai explorar os fatos que comprovem sua dissertação, além de apresentar argumentos contrários a eles. 

Nesse momento, você vai interpretar a sua tese detalhadamente, discutindo se eles atendem as expectativas e se encaixam bem com a estrutura que você construiu.

Explique, de forma clara, porque os argumentos contrários não funcionam e não são verdadeiros. 

Vale a pena considerar outras alternativas aos seus dados para apresentar novas discussões e que influenciam no resultado final.

Sua discussão deve ter como referência acontecimentos verídicos para mostrar que seus resultados podem se ajustar ao conhecimento existente. 

Também é possível fazer referências de pesquisas ou ações práticas. Novamente, é importante comprovar todas as situações dentro da dissertação.

Conclusão

A conclusão de sua estrutura da redação ENEM deve responder concisamente à questão principal de sua tese. 

Ela deve deixar o leitor com uma compreensão clara de seu argumento central. Conclua a sua dissertação com uma reflexão final sobre o assunto chave do texto. Muitas vezes, a conclusão inclui recomendações de pesquisas ou práticas. 

Nesta seção, é importante mostrar como seus argumentos contribuem para o conhecimento na área e por que sua pesquisa é importante. 

Vale ressaltar a importância de não levantar nenhum questionamento nessa etapa da estrutura da redação ENEM. Sendo assim, evite frases interrogativas. 

Número de linhas

Para sua estrutura da redação ENEM, leve em consideração os seguintes números de linhas por etapa:

  • Introdução: Devem possuir, no máximo, 5 linhas. Vale lembrar que a introdução não deve exceder o tamanho dos parágrafos de seu desenvolvimento
  • Desenvolvimento: O número de parágrafos para conquistar um texto ideal é de três, cada um com seis ou sete linhas. Normalmente, é neste momento que será abordada a argumentação
  • Conclusão: Nesta etapa, o número de linhas ideal é de cinco. Também é importante evitar ultrapassar o número de linhas dos parágrafos de desenvolvimento

Quando os estudantes colocam todas essas dicas em ação, o único segredo é saber qual assunto você vai abordar em cada parágrafo. 

Além disso, saber quantas linhas são ideais para cada uma das etapas também pode auxiliar na construção de uma dissertação perfeita!

Published by